quinta-feira, 11 de julho de 2013

Paredes com pé direito duplo: como decorar?

Tenho recebido muitas perguntas sobre a melhor forma de se decorar uma parede de pé-direito duplo, muito comum em lofts. A maioria delas gira em torno das “regras”. Por exemplo, “os quadros devem ficar na altura dos olhos”? Sobre regras, o que precisamos saber apenas é que, na decoração atual, a harmonia entre os elementos e o espaço é a única que deve ser seguida à risca. No mais, cada caso é um caso, cada gosto é um gosto, cada estilo é único.  Bem, aí você me pergunta: “como criar essa tal harmonia”?
Voltando ao pé direito duplo, é recomendável que a decoração o inclua na sua totalidade.

Caso contrário, o ambiente pode parecer frio ou dar a impressão de mal acabado. Você pode  fazer uma composição de quadros ou preencher o espaço com poucas obras de arte em grandes formatos. Imagina que você tem uma mega parede e que é desta forme que ela deve ser tratada ao ser preenchida.

O tamanho é importante justamente por causa da visualização. Se as obras forem pequenas será difícil enxergar os detalhes. Porém, podem ser uma opção, desde que tenham o claro objetivo de serem apreciadas no conjunto.  Nesse caso, obtém-se um efeito de serialização ou de instalação.

Como a parede é muito grande, a regra de que os quadros têm que ficar na altura dos olhos cai.
Também não há limite de altura para um grande quadro numa parede enorme. Só não deve ser colado no teto. Deve ficar um pouco abaixo.
Veja alguns exemplos:

No living acima, repare que a  parede do sofá recebeu um revestimento ou pintura bege e que os quadros foram colocados acima da pintura. Este é um bom recurso  quando não temos telas muito grandes. A pintura bege + a tela preencheram a parede, dialogando com o restante do ambiente. Já a tela colocada na divisória ficou bem centralizada porque é grande o suficiente.

Neste outro ambiente, uma ideia super original preencheu parte da parede da sala e parte do teto do mezanino, que é o mesmo para os dois ambientes . Como no exemplo, você pode intercalar fotos e pinturas emolduradas, de tamanhos diferentes, com molduras vazias. O efeito ficou bem equilibrado.

Um pouco de  assimetria, tem o seu valor:





Outra opção interessante para preencher e aproveitar o espaço são as estantes e prateleiras que ocupam a parede toda, do chão ao teto. Além de facilitar a organização, valoriza a decoração:


Até mesmo um espelho gigante pode adornar uma parede muito alta.

Solte a imaginação! Mas não se esqueça de que adornos em grandes dimensões ou uma composição de quadros numa grande extensão funcionam bem.

(Fonte: Um Brinco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário