quarta-feira, 31 de julho de 2013

Truques para aumentar visualmente um espaço com iluminação artificial

A falta de espaço é um dos problemas principais que encontramos na altura de iniciar um projeto decorativo nas nossas casas. De resto se chegaste até este artigo é porque estás enfrentando este problema e procuras ideias e truques para conseguir que o teu quarto pareça maior do que é.
Infelizmente não tenho uma varinha mágico que apenas com um movimento nos possa ar 10 metros quadrados a mais por quarto (o que todos pagariam por isso, não é?), mas me informei sobre conselhos para aumentar a sensação de amplitude de um espaço utilizando apenas a iluminação artificial.
E é que um dos truques principal para aumentar um quarto é que sejamos capazes e aumentar a amplitude visual desse. Com isso não conseguiremos meter mais elementos no espaço (já que os metros são os que são), mas conseguiremos o mais importante: que os elementos que compõem a nossa decoração brilhem com estilo, algo que conseguiremos graças aos efeitos de luz artificial.
A iluminação de um espaço é um fator essencial para potenciar (ou por deficiência para estragar) um interior. Uma correta iluminação é um complemento perfeito para melhorar uma decoração, enquanto que uma iluminação deficiente pode estragar a beleza de uns móveis e de uns acessórios perfeitamente escolhidos.
E uma vez que falámos dos efeitos da iluminação na decoração das casas, passemos já a ver os truques que nos ajudarão a melhorar a sensação de amplitude de um espaço utilizando a luz.
A intensidade da luz escolhida é um aspeto essencial, porque pouca luz fará parecer que o espaço é ainda mais pequeno, e o mesmo acontece se utilizarmos demasiada luz. Um truque para saber a luz que precisas é sentir que o espaço está bem iluminado, mas com uma luz que não chega a sufocar. E é que quando uma iluminação é excessiva nos sentimos sufocados e sentimos fadiga visual.
tipo de candeeiros que utilizes também deves ter em conta. Deves evitar os candeeiros de pé porque o que queremos é ganhar espaço. Estes podem ser mudados com apliques de parede, que farão a mesmo função sem ocupar espaço útil.

Se no espaço que queres “ganhar amplitude” há estantes ou móveis com vitrinas de vidro, ilumina a zona interna dos móveis. Colocando pontos de luz internos nestes elementos evitamos os efeitos de sombras que se produzem no seu interior e desta forma o espaço aumenta visualmente.
Outro truque é enfocar uma luz até aos espelhos do espaço. Sempre dissemos que os espelhos são perfeitos para aumentar a iluminação de uma zona, porque refletem toda a luz que recebem. Se no espaço onde estás a trabalhar gostares de colocar um espelho para te ajudar com os seus benefícios, coloca um foco que aponte para ele para que a sua luz seja refletida.

Esperamos que com estas dicas consigas agora ampliar um pouco o espaço da tua casa com as maravilhas da luz artificial, ou corrigir alguns erros na tua decoração atual.
(Fonte: I-Decoração)

Nenhum comentário:

Postar um comentário