terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

AMBIENTES PEQUENOS – O QUE NÃO PODE FALTAR

Seja qual for o ambiente: Uma sala pequena, um banheiro pequeno, uma cozinha pequena ou tudo pequeno mesmo, você não pode esquecer de:


1) Iluminar muito bem – Um ambiente pequeno mal iluminado parece menor e triste. Deixe a luz das janelas entrar evitando móveis altos na sua frente e cortinas com tecidos pesados e escuros ou muito volumosas e tenha diversas fontes de luz que possam ser acionadas separadamente.

Boa iluminação, móvel preso à parede, cores claras e mesa, gavetas, cadeira que ocupam bem o espaço

Cortina leve, banquinho que fica abaixo da mesa quando não usado, prateleiras aproveitando a parede


2) Explorar as paredes – Não exagere, mas use prateleiras, estantes vazadas, móveis “flutuantes” (sem pés, presos às paredes) . Se possível, retire paredes e coloque no seu lugar divisórias finas ou úteis, como estantes vazadas. Use o espaço abaixo das janelas.


A estante separa e permite a guarda de objetos, além da visão da tv nos 2 ambientes

cores claras e uso do espaço abaixo da janela (o espaço é grande, mas a idéia é ótima para ambientes pequenos)


3) Usar móveis multiuso, empilháveis e dobráveis, que fiquem escondidos ou embaixo de outros quando não estiverem em uso ou que explorem o espaço vertical. Móveis transparentessão uma boa idéia tbém. Os móveis devem ter dimensões compatíveis com o seu espaço.


Cores claras nas paredes, teto e piso permitem cores mais vivas nos móveis sem escurecer o ambiente

Uso do espaço vertical (veja que a mesa pode ser ser do tipo que se retrai quando não usada) e cores claras


4) Usar cores claras – Não estou falando só de branco, mas cores neutras ou não em tons suaves ou pastéis. Use na maior parte das paredes e móveis. Evite móveis grandes, pesados e escuros


Mais iluminação, móveis e objetos mais claros melhorariam bastante este espaço que tem uma razoável distribuição

Uso inteligente do espaço abaixo da janela com móvel multiuso e o espaço mínimo para a tv e seus acessórios


5) Facilitar a organização e armazenamento - Deixe pouca coisa à vista, use nichos fechados, caixas bonitas, gavetas, sofás com baús abaixo do assento. Qto menos pequenas coisas ficam à vista mais o espaço parece espaçoso.




A marcenaria sob medida dá soluções muito boas para ambientes pequenos (este espaço não é pequeno mas não seria possível uma mesa com tantos lugares se não fosse a marcenaria sob medida – para este tipo de solução os pés da mesa devem deixar livre a passagem para os lugares no booth (este é o nome deste tipo de “sofá”) e o espaço abaixo pode servir para guardar coisas que não se usa o tempo todo.

(Fonte: Simples Decoração)

Nenhum comentário:

Postar um comentário