segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O MELHOR SOFÁ PARA A SALA PEQUENA

Quais seriam as características de um bom sofá para uma sala pequena? Sintetizando, eu poderia dizer que o melhor sofá para uma sala pequena é aquele que tem o máximo de funcionalidade usando o mínimo de espaço. E o que quer dizer isso?


Olhem a diferença de largura do braço deste sofá. É estilo “pesadão” , pode ser até bem confortável, mas atenderá 2 pessoas. Isso é o que chamo de área útil: O espaço usado pelo sofá x quantidade de pessoas que ele comporta. Quanto maior a área útil, melhor você usa espaço.


É claro que esta opção acima tem área útil maior ainda, mas o nível de conforto desejado deve ser considerado.

Observe também a profundidade deste sofá e compare com o seguinte:

Aqui podemos ter 6 pessoas sentadas. A mesa de centro vira assento quando necessário. Há maior mobilidade e melhor uso do espaço que a solução de um conjunto de sofás de 2 e 3 lugares (além dos múltiplos usos) e “cabe mais gente”!


Um sofá profundo assim pode ser mais confortável (alguns não concordam) mas ocupam grande espaço. Outro ponto a considerar é que conjuntos de sofás de 2 e 3 lugaresnecessitam de muito espaço, que poderia ser melhor usado com um sofá e 2 cadeiras ou poltronas pequenas, ou puffs, por exemplo.


Aqui podemos ter 6 pessoas sentadas. A mesa de centro vira assento quando necessário. Há maior mobilidade e melhor uso do espaço que a solução de um conjunto de sofás de 2 e 3 lugares (além dos múltiplos usos) e “cabe mais gente”!


Outra ideia a ser usada com cuidado é a chamada chaise. Acho muito bom quando o sofá permite “esticar” um ou mais assentos, transformando-os em chaises quando se desejar, mas a solução da chaise fixa ocupa um grande espaço, que poderia ser melhor usado com uma mesinha de apoio e uma poltrona pequena ou um ou 2 puffs que poderiam ser movimentados pela sala.

Enfim, é tudo uma questão de gosto e prioridades. Alguns não abrem mão de certas coisas, mesmo que para tê-las tenham que perder mobilidade e/ou mais espaço. De qualquer forma, é bom analisar estes pontos antes de decidir o que comprar, além de nunca esquecer de medir o espaço que possui para o seu sofá (considerando também o espaço necessário para circular pela sala) antes de sair para comprá-lo.

(Fonte: Simples Decoração)

Nenhum comentário:

Postar um comentário