segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Parede de concreto aparente: como tratar

Uma das principais tendências de decoração do momento é o cimento aparente. Esta estética deixa o ambiente com um ar mais rústico, moderno e sofisticado. Além de charmoso, o acabamento com concreto também é capaz de deixar a obra mais econômica.
O concreto aparente deixa o ambiente com um visual moderno. (Foto:Divulgação)

A PAREDE DE CIMENTO ESTÁ EM ALTA
O concreto, feito a partir de areia, pedra e cimento, normalmente é usado nos sistemas construtivos das casas. No entanto, a decoração tem valorizado a estética acinzentada em diferentes projetos.
O cimento aparente pode substituir a pintura tradicional, o papel de parede ou os azulejos, desde que receba um acabamento adequado. Se houver dificuldades na execução do projeto, é fundamental contar com mão-de-obra especializada, pois o concreto não admite muitos retoques.
parede de cimento aparente normalmente requer uma fôrma para moldar o concreto. Esta peça que auxilia o acabamento pode ser feita de madeira ou metal. Para que a superfície adquira uma estética personalizada, as fôrmas ficam em contato direto até o cimento endurecer.
O acabamento pode ser feito com fôrma metálica ou fôrma de madeira. (Foto:Divulgação)
fôrma metálica é ideal para quem deseja deixar a parede com uma estética mais lisa e uniforme. Já a fôrma de madeira é apropriada para trabalhos texturizados ou grandes acabamentos. O espaço vertical pode ganhar diferentes efeitos, tudo depende do gosto do morador. Frisos pequenos, médios e grandes são algumas opções interessantes.
Se a parede for de concreto aparente, então a decisão deve ser tomada no início da obra. O cálculo estrutural e a qualidade do concreto influenciam no resultado do acabamento, por isso é recomendado contar com as indicações de um engenheiro.
COMO TRATAR A PAREDE COM CONCRETO APARENTE?
parede com concreto aparente requer cuidados especiais para não sofrer danos. Confira:
• É necessário aplicar um desmoldante na fôrma ante de usá-la no acabamento do concreto aparente.
• O concreto aplicado na parede deve ser bem vibrado, ou seja, sem espaços com ar que deixam buracos na superfície.
• O tempo médio de secagem do concreto é de 21 dias. Após este período, basta retirar as fôrmas e o acabamento estará pronto.
• O concreto é um material poroso, por isso o seu tratamento requer a aplicação de vernizes ou resinas. Estes produtos são fundamentais para impermeabilizar, evitar infiltrações, manchas ou riscos.
O concreto aparente deixa o ambiente com um visual moderno. (Foto:Divulgação)
• Se a intenção é um acabamento fosco, então é mais apropriado usar resina líquida.
• Os moradores que buscam uma parede com concreto aparente brilhante devem usar verniz no acabamento.
• Antes de aplicar verniz ou resina, é importante remover a poeira da parede de cimento.
• A cera também é usada para tratar o concreto, mas a sua aplicação é um pouco mais complicada.
(Fonte: Mundo das Tribos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário