Revestimentos:
Quando a cor é a protagonista: Pintando com uma cor diferente das demais paredes – Uma opção muito usada e que permite ousar na cor, já que ela cansa menos o olhar, pois as pessoas sentadas no sofá não a veem.
Um ambiente que seria neutro sem a parede em roxo e os objetos e detalhes em amarelo, cores contrastantes que criam um grande impacto e transformam a sala em uma explosão colorida usando somente duas cores.
Mas se seu objetivo é criar aconchego e/ou tranquilidade, cores neutras mais escuras, como este cinza, um marrom ou um bege de médios a escuros, funcionam melhor.
Nas 2 situações, se deseja que a cor da parede sobressaia, deixe bastante área livre. Se, ao contrário, quer que a cor apareça menos, coloque telas, quadros, prateleiras, enfim, mais objetos na parede.
E ainda temos todos os efeitos com cor: Listras, relevos, brilhos, pinturas, etc.
Outro queridinho da vez, o chamado ombrée
Uma pintura na parede é um luxo!
Quando são usados outros revestimentos: Há tantos revestimentos possíveis, como pedras, papel de parede, painéis de diversos tipo, cerâmicas, madeira, tijolos, cimento queimado, gesso, drywall (criando nichos, por exemplo), laminado, tecido…ufa!
Em salas grandes, a pedra dá uma rusticidade imponente. Em salas pequenas filetes ou a cobertura de pequena área fica menos pesado.
Atual queridinho de quem gosta do rústico e do industrial, o tijolinho pode ser acrescentado à parede (há modelos com pequena profundidade para isso) ou pode-se retirar os revestimentos até chegar aos tijolos, deixando-os à vista. Outra opção são os papéis de parede e até cerâmicas que imitam os tijolos.
Um painel de madeira iluminado – um efeito muito bonito.
Painéis de fibra, concreto e outros materiais causam um grande efeito, principalmente quando bem iluminados.
Perceba que sendo o revestimento o mais importante, o uso de outros adereços pode (e deve) ser diminuído ou até não existir qualquer outra coisa além do revestimento, de forma que ele possa ser visto e muito admirado.
(Fonte: Simples decoração)
Nenhum comentário:
Postar um comentário