segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Ideias criativas para quartos infantis: múltiplos

Dedico esta série de posts às minhas clientes, mamães de segunda e até quarta viagem. Às que vão ser mães pela primeira vez, às que precisam acomodar o segundo filho que vai nascer, às mães de pimpolhos que deixaram de ser bebês e precisam dar uma repaginada total nos quartos e nas salas de brincar, e até mesmo daqueles que já viraram adolescentes.
Selecionei aqui ideias bacanas de marcenaria funcional, aproveitamento de espaço e decoração que fogem do lugar comum. Levei em conta os imóveis com seus espaços reduzidos, que exigem muita criatividade para deixar os pequenos felizes e confortáveis. 

Neste post vou mostrar como é possível acomodar dois ou mais filhos em um único quarto.
Para acomodar duas crianças. Tanto faz se são ou não do mesmo sexo. Se for menino e menina, basta escolher duas cores neutras que combinem entre si ou uma para o canto dela e outra para o canto dele que está feita a destinção. Repare como o espaço morto entre as camas, da foto acima, foi bem aproveitado com uma estante. As camas podem ter outras adicionais para os amigos e gaveteiros para organizar roupas e brinquedos. As cores suaves são alegres: azul, amarelo e turquesa claro no piso vinílico.
Outra boa ideia foi fazer um estrado de parede a perede para dois colchões. Um jeito econômico e moderno para duas crianças dormirem sem ocupar muito espaço. No caso, o quarto é de uma menina e de um menino. A identificação de gênero se fez pela roupa de cama e a cor de fundo dos nichos.
Ainda nesta mesma linha de um quarto para dois com marcenaria planejada, que junta cama, gavetas, porta-livros de cada um, são unidos por uma ala comum que também funciona como divisória. Na decoração, faixas de papel de parede listrado alternadas com pintura laranja claro criam uma bossa lúdica. Roupas de cama, cortina e outros detalhes em azul. Uma combinação de cores infantis e unisex. Destaque para os penduradores em forma de bolinhas coloridas na parede entre as camas e os gaveteiros que dividem o lado dele e dela.
Já o quarto de cima com mançarda utilizou marcenaria inteligente para duas meninas. As camas são separadas por um painel com nichos. Quatro gavetões guardam os pertences de cada uma.
A ideia do beliche com escadinha e duas camas embaixo é sensacional. Bem colorido e decorado com bolinhas coloridas acomodou três crianças de um jeito divertido.
O projeto do quarto acima foi apresentado numa edição da Casa Cor no Rio. É uma releitura dos beliches tradicionais. Bem interessante é a disposição inclinada do estrado de baixo. Na parede, nichos iluminados para livros e objetos. Escada cromada diferente e armário com portas de correr (ótima solução para espaços pequenos). Cores: azul e laranja.
Neste caso, o espaço não é pequeno, mas acomoda quatro crianças de um jeito gracioso e funcional. A iluminação interna de cada nicho garante a privacidade de cada uma. Para ajudar na organização a marcenaria incluiu também muitas gavetas embutidas nas camas de baixo. A decoração ficou por conta dos detalhes: poltronas, almofadas, tapetes, puffs e papel de parede nos nichos. 
No detalhe acima, mesas iguais alinhadas para os estudos de duas crianças. E um jeito bacana de expor as “obras de arte” delas.
Neste lindo quartinho de duas meninas surgem misturas estéticas interessantes. Cabeceiras em capitonê de formas e cores diferentes (azul e verde), papel de parede estampado até o meio, luminárias indianas pendentes que se acoplam em um plafon e móveis modulares agrupados e empilhados. Cores vibrantes nas almofadas e colchas. Repare nos nichos de tecidos na cabeceira.
Azul e rosa é uma combinação que tem tudo para dar certo. No quarto acima, a cômoda rosa fica centralizada entre as duas camas que também aproveitam o espaço de baixo com gaveteiros e nichos para cestos organizadores. Colchas azuis, almofadas coloridas, parede de lambri e o delicado tapete floral formam uma composição bela e funcional.
(Fonte: Um Brinco)










Nenhum comentário:

Postar um comentário