quinta-feira, 18 de julho de 2013

Terraços e varandas: cantinhos do coração no seu lar

Você sabe qual a diferença entre varanda e terraço?


A varanda é a parte de uma casa que serve de transição entre os espaços internos e externos (jardim ou quintal). Terraço tem a mesma função da varanda, mas fica em andares superiores ao térreo.


É uma área de lazer onde se pode colocar uma mesa e cadeiras ou pendurar uma rede. Mais do que isto, as pessoas redescobriram o prazer de ficar em casa e este ambiente adquiriu uma releitura lúdica. Inclui-se na brincadeira a jardineira de ervas aromáticas, os vasos de plantas e flores e os acessórios que fazem parte do cenário.
Pesquisas mostram que empreendimentos situados nas proximidades de áreas verdes têm melhor qualidade de vida e menores índices de violência e de poluição. Reverte em boa comunicação entre as pessoas. Auxilia na acústica também, ou seja, diminuição de barulho, som ou poluição sonora.

Tornou-se uma extensão da sala ou da cozinha, ocupando uma área substancial em relação à planta de arquitetura. Churrasqueiras e fornos, pias com cooktop e frigobar, área de refeições, um espaço multiuso (receber amigos, ler, meditar, relaxar, lazer, brinquedoteca, exercícios leves) fazem parte deste espaço especial.

Profissionais liberais podem optar por transformar o terraço no seu home office;  artesãos, em oficinas de criação; artistas, em ateliês, e assim por diante… Nestes casos, o bom senso pede fechamento da sacada para proteção dos móveis e objetos, diminuindo o trabalho de manutenção e limpeza e melhorando a produtividade.

Para terraços próximos uns dos outros, existem maneiras fáceis de manter a privacidade: jardineiras com plantas mais altas dificultam a visualização formando uma barreira natural e discreta. Quem curte o jardim tem uma espiritualidade elevada…

Em alguns prédios, há permissão para uso de persianas, diminuindo a incidência de raios de sol em dias de calor e ocultando o interior de olhares curiosos. Um biombo, divisória ou treliça é uma sugestão a se pensar na condução ou suporte de plantas para um jardim vertical.

Dependendo da face (norte, sul, leste ou oeste), algumas espécies vegetais se adaptam melhor. Algumas opções interessantes: bromélias, orquídeas, samambaias, heras, brilhantinas, peperômias, ripsális, marantas, dinheiro em penca, begônias, avencas, chifre de veado, aspargos, suculentas, cactáceas, russélia. Não se esqueça de atrair os passarinhos, beija-flores e borboletas!

Terraço não é área de serviço… Nada de varal de roupas dobrável, tapetes e toalhas para secar, depósito de objetos sem uso, estoque de produtos. Ah, você quer um ambiente colorido, mas não tem tempo de cuidar?

Simples: a variação de cor, forma ou textura pode vir através de plantas com uma certa coloração. É o caso da dracena marginata tricolor, do pleomele, do cróton, da nandina, da hera variegata ou do alumínio.

As suculentas e os cactáceos exigem apenas manutenção básica, a orquídea é uma planta bem rústica que requer pouquíssimos cuidados… Para quem tem crianças ou animais de estimação, tomar cuidado e pesquisar antes para ver as espécies tóxicas. O mais importante é adaptar o espaço do terraço para que o seu dia a dia seja mais feliz!!!
Bom proveito…
(Fonte: Um Brinco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário