terça-feira, 20 de agosto de 2013

Reforma planejada

A maioria das pessoas, quando decide reformar o apartamento, não se preocupa com a organização. Esta é a causa dos danos causados em móveis e pertences e da dificuldade de trabalho dos profissionais envolvidos, o que não raro impossibilita o cumprimento de prazos.
Vou mostrar aqui um exemplo de uma reforma em andamento, prevista para durar três meses – toda planejada – para ser o menos traumática possível para ambos os lados.
Cinco tempos:
1ª etapa:
Organizamos os armários, escritório, cozinha, enfim, tudo o que iria permanecer no apartamento após a reforma, embalamos e encaixotamos.


Com isso, os moradores fizeram um bom descarte e pudemos prever e acrescentar espaços e organizadores, como móveis e nichos que não estavam incluídos no projeto original.
2ª etapa:
Todos os móveis foram desmontados, embalados e bem identificados.  Ao final, móveis e caixas foram agrupados no centro dos cômodos correspondentes e cobertos com um plástico preto.

Além de protegidos da quebradeira e das tintas, os trabalhadores podem circular melhor. Caso precisem mudar alguma coisa de lugar, basta tirar o plástico e mover o que está dentro com facilidade.
Durante o período da reforma, os moradores decidiram ficar hospedados num apartamento de temporada. Para ficar tudo prático, organizamos separadamente os objetos pessoais que levaram para o apartamento provisório.
3ª etapa (acontecendo)
Realização da reforma propriamente dita.
4ª etapa (vai acontecer)
Remontagem dos móveis e reorganização dos conteúdos nos locais reconfigurados pela reforma.
5ª etapa  (final)
Decoração do apartamento. É a etapa mais gostosa. Tanto para mim quando para os moradores. É o momento de decidir se vai entrar papel de parede e onde, de escolher as cores do quarto do bebê, que antes era um escritório, de decidir em que locais vamos colocar os objetos decorativos: vasos, almofadas, flores, quadros, entre outros.
(Fonte: Um Brinco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário