terça-feira, 17 de setembro de 2013

Prateleira tobogã: como instalar

As prateleiras são itens que podem ser utilizados em diferentes espaços da casa, como sala, cozinha, área de serviço, quarto, home-office e banheiro. Elas favorecem a organização dos ambientes e também contribuem com a decoração.
Existem muitos modelos de prateleiras disponíveis à venda no mercado, que variam com relação ao tamanho, formato e cor. Uma das versões mais procuradas pelos consumidores é a prateleira tobogã, caracterizada pela pequena queda em sua estrutura.
As prateleiras tobogã ajudam a manter os ambientes em ordem, principalmente quando a área horizontal é limitada. A instalação destas peças nas paredes também é uma forma de economizar espaço.
COMO INSTALAR PRATELEIRA TOBOGÃ?
instalação da prateleira tobogã é realizada como a da prateleira comum. Durante o processo, é fundamental usar materiais apropriados e testar a firmeza do suporte.
Confira a seguir o passo a passo para instalar prateleira tobogã:
1. Com o auxílio de uma fita métrica, meça a altura adequada (de preferência a no mínimo 1.60m do chão).
2. Use um lápis para fazer a marcação da altura e em seguida passe uma fita crepe. Esta proteção fará com que as laterais não fiquem tão machucadas.

3. Verifique atentamente o tamanho e a espessura da prateleira para ter noção de quantos parafusos e buchas serão usados.
4. Faça os furos com a furadeira, respeitando a marcação.
5. Retire a fita crepe e coloque a bucha com muito cuidado para não alargar os furos.
6. Coloque os parafusos, até sentir que eles ficaram bem apertados.
7. Coloque o suporte da prateleira tobogã, encaixando-o no parafuso.
8. Encaixe a prateleira e ajuste-a com cuidado. A peça também pode ser encaixada direto na bucha com parafuso.

OBSERVAÇÕES
- O tamanho da broca não pode ser diferente do tamanho da bucha.
- Vale lembrar que muitas prateleiras não são acompanhadas de suporte, apenas buchas e parafusos. Nestes casos, é preciso usar um encaixe atrás da prateleira.
- Quanto mais peso sustentar a prateleira, mais reforçada precisa ser a sua instalação na parede.
- Para verificar se a prateleira não está torta, use um nível de bolha.
- Se a prateleira for muito longa, é recomendado usar dois suportes ou mais.
- As prateleiras de aglomerado de madeira com 12 mm de espessura para cargas pesadas necessitam de um espaçamento de 45 cm entre os suportes.  Se a carga for leve, o espaço pode ser de 60 cm.
- Se a prateleira for de madeira laminada ou natural, ela deve ser instalada com espaçamento de 75 cm entre os suportes para resistir às cargas pesadas. A medida do espaço para dar conta de cargas leves é de 90 cm.
(Fonte: Mundo das Tribos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário