quarta-feira, 10 de abril de 2013

Crie um jardim urbano em 4 etapas


Cansado de viver o ano inteiro rodeado de cimento, fumos dos tubos de escape e contaminação ambiente? Queres criar na tua varanda um pequeno canto verde, um pequeno pedacito de paraíso? É mais simples do que pensas, como vais poder ver.


Hoje prepare-te umas dicas simples iniciais a modo de guia para que todos sejamos capazes de criar um jardim urbano na nossa casa. Vejamos como consegui-lo em 4 passos simples.
1. Organiza o espaço. A primeira coisa que temos de fazer é organizar as futuras plantações e o número de vasos e jardins de acordo com o espaço que dispomos. Lembra-te de deixar espaço para circular e poder passar.
Não duvides em recorrer a plantas artificiais para decorar os lugares de difícil acesso. Bolas de buxo artificiais colocadas em vaso de zinco, por exemplo, podem criar um efeito magnífico efeito.
2. Escolhe as plantas. É primordial que tenhas em conta a orientação e o sol que chega à tua varanda para escolher corretamente as plantas que vais colocar. Dessa forma estuda os tipos de plantas para saber quais se adaptam às condições da tua estrutura.
Se a tua varanda apanha pouco sol terás de optar por plantas que se adaptam bem a envolventes sombrios, como as plantas vivaces. Para os ambientes com mais sol as plantas de tipo mediterrâneo são uma boa opção pois adaptam-se muito bem. As camélias e as hortênsias são uma excelente escolha para ambientes com muito sol indireto.
3. Criar um ambiente. Mediterrâneo, romântico, campestre, etc. A tendência atual é criar atmosferas zen inspiradas nos jardins japoneses, onde o bambu junto com samambaias, caniços ou camélias são os protagonistas. Tem em conta que o ambiente é para além disso uma excelente forma de proteger-se dos olhares dos vizinhos.
4. Plantar e manter. O mais simples é comprar plantas em vasos para poder replantá-las e organizá-las ao teu gosto. A manutenção de cada planta dependerá da mesma, claro. Se quiseres que estas cresçam saudáveis e se mantenham bonitas terás de ler bastante sobre elas para saber que cuidados necessitam.
Lembra-te que há plantas mais delicadas que outras. Tem presente na hora de criar o teu jardim, porque o ideal é que se dispores de pouco tempo escolhe plantas resistentes e que necessitem de pouca manutenção.
(Fonte: Vitor-I-Decoração)



Nenhum comentário:

Postar um comentário